Clássicos da literatura brasileira: Oswald de Andrade

Oswald de Andrade (1890-1954) escritor e dramaturgo brasileiro. Foi uma das personalidades mais polêmicas do Modernismo*, tendo uma atuação marcante na semana de arte moderna de 1922.

 

Características da obra de Oswald de Andrade:
Oswald de Andrade é um autor que fez parte da primeira geração modernista, caracterizada pela inovação. Os autores dessa fase do Modernismo, que tem início em 1922 e término em 1930, se empenham em criticar o academicismo, isto é, o jeito tradicional de se fazer arte.

As obras de Oswald de Andrade, apresentam ironia, metalinguagem e neologismos. O autor possui prosa com frases curtas e uma poesia mais sintética, ou seja, sem prolixidade. Seus textos, fragmentados, costumam fazer críticas à elite burguesa da época.

Para realizar uma boa prova no Enem ou em qualquer outro vestibular, é imprescindível conhecer a Literatura brasileira por ser uma fonte nobre de conhecimento humano, científico e sociológico, fundamental para quem quer "mandar bem em todas as disciplinas da área de humanas!".

Obras do autor cobradas no Enem:

Apesar de serem obras antigas e, por conta disso, muitos estudantes terem preconceito com o tipo de leitura acirrada e muitas vezes difícil, esse tipo de literatura traz discussões que são atuais.

Elas podem representar a segregação social de classes, emoções afetivas e outros temas importantes de serem debatidos na contemporaneidade. Além das exigências do vestibular, a formação crítica é fundamental para todas as etapas.

Oswald de Andrade foi um dos responsáveis por fundar o movimento modernista no Brasil. Sua linguagem era mais solta e oral, pois não agradava o autor ter que seguir um certo tom mais formal, como nos poemas anteriores.

Gostava muito de arte moderna e apresentou essa nova escola literária com seus parceiros na Semana de Arte Moderna de 22. Seu primeiro poema modernista se chama “Pau-Brasil”.

* Modernismo: O Modernismo é um estilo de época que caracterizou a maioria das obras literárias do século XX. Engloba as transformações ocorridas na arte, na pintura, na arquitetura e na literatura, o que vai traduzir o efeito da modernização sobre a vida das sociedades. No Brasil, teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna, dividindo-se em três fases: a primeira (1922-1930), a segunda (1930-1945) e a terceira (1945-1978).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Projeto Imersão Literária - E.E Otto Weiszflog

Dia 09 de abril dia Nacional da Biblioteca: Projeto Imersão Literária da E.E. Otto Weiszflog

Setembro Amarelo: "Se precisar, peça ajuda"!