Clássicos da Literatura Brasileira: Aluísio Azevedo

Aluísio Azevedo é o grande nome do naturalismo brasileiro*, o primeiro escritor a viver de literatura no país. Exímio retratista de tipos sociais, escreveu inúmeras obras, entre romances, contos, crônicas e peças teatrais, além de ter sido desenhista e caricaturista."




Aluísio de Azevedo – um romancista do seu tempo, sua produção literária concentra-se entre os anos de 1882 e 1895, aproximadamente, com destaque para o célebre romance O cortiço, leitura obrigatória para ingresso em diversas universidades brasileiras, bem como para a compreensão das estruturas sociais cariocas, no final do século XIX, pautadas na exploração econômica e na perpetuação das desigualdades.



RESENHA DO LIVRO O MULATO:  O Mulato de Aluísio Azevedo: resumo e análise do livro
Por Rebeca Fuks em: https://www.culturagenial.com/o-mulato-aluisio-azevedo-resumo-analise/

"Escrito pelo autor Aluísio Azevedo (1857-1913) e publicado em 1881, O mulato inaugurou o movimento literário Naturalismo no Brasil.

O título do livro faz alusão ao personagem principal da obra e a história aborda o enorme preconceito racial que existia no Brasil contemporâneo de Aluísio Azevedo. Outros temas importantes trabalhados no romance são a corrupção do clero, a hipocrisia social e o adultério."

*O naturalismo, estilo de origem europeia, foi introduzido no Brasil a partir da publicação do romance O mulato, de Aluísio Azevedo, em 1881. O naturalismo brasileiro, portanto, recebeu as influências do movimento que nasceu na Europa; assim, estava centrado em uma visão cientificista da realidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Projeto Imersão Literária - E.E Otto Weiszflog

Dia 09 de abril dia Nacional da Biblioteca: Projeto Imersão Literária da E.E. Otto Weiszflog

Clássicos da Literatura: Presentes, ontem, hoje e sempre (Clarice Lispector)